Quer Pipoca?: O Espetacular Homem-Aranha (2012)

22 de julho de 2012

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

(The Amazing Spider-Man) Estados Unidos, 2012
«««««


Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido e estudioso, que inicou há pouco tempo um namoro com a bela Gwen Stacy (Emma Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e Mary (Embeth Davidtz). Certo dia, o jovem encontra uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai. O artefato faz com que visite o laboratório do dr. Curt Connors (Rhys Ifans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que aconteceu com os pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso alter-ego de Connors, o vilão Lagarto.
Fonte: Adoro Cinema



CRÍTICA
Um Aranha rejuvenescido e com mais personalidade

Peter Parker sempre foi um garoto nerd atrapalhado, mas nunca bocó ou covarde. E essa é a grande lição de Andrew Garfield, o Homem-Aranha da nova franquia sobre Tobey Maguire, seu antecessor. Muito mais à vontade e convincente no papel do aracnídeo, Andrew parece se divertir ao dar vida ao jovem Peter e esse bom-humor, mesmo com o sofrimento que o levou a assumir a identidade mascarada, é a marca registrada do heroi da Marvel. A escolha do garoto magricela e desengonçado traz a série pra um plano mais real e crível. E isso deu um fôlego muito bem-vindo.

Esse realismo se estende para outras personagens, como Gwen Stacy, interpretada por Emma Stone (preferível à mocinha indefesa Mary Jane) ou o Tio Ben, que ganha vida através de Martin Sheen. Ainda no elenco, uma boa surpresa foi Sally Field, no papel de Tia May, que conseguiu driblar tanto sua belíssima antecessora Rosemary Harris quanto seu rosto marcado em "Uma babá quase perfeita". Já a baixa fica por conta de Rhys Ifans, que fica melhor na pele de Xenofílio Lovegood ("Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1") do que na pele do Lagarto, Dr. Curt Connors, arqui-inimigo do Aranha.

Com o roteiro marcado por boas sacadas, o filme só peca por exageros pontuais que faz o espectador usar a velha afirmação "é só um filme mesmo..." para desculpar os furos que trazem, por exemplo, diversos guindastes de construções perfeitamente alinhados por uma rua que nosso heroi precisa percorrer com suas teias e servindo de apoio para ele. Mas mesmo assim, ele tenta se justificar, com cenas de outras partes do longa.

Os efeitos visuais, visivelmente pensados para 3D, também não desapontam e dão o clima de blockbuster hollywoodiano que a estreia de Marc Webb na direção de filmes desse porte pedia. O novo figurino do Aranha também é mais moderno e atualizam a série de sucesso que dominou os cinemas entre 2002 e 2007. Ainda assim, é um filme de personagens e isso trouxe mais riqueza às atuações.

O mais legal desse novo Homem-Aranha é pensar que é totalmente plausível que ele integre a equipe de herois num segundo volume de "Os Vingadores", já que nos quadrinhos ele, assim como Wolverine, passam a fazer parte desse time. Obviamente, aí entra o empecilho de mercado da Sony ser detentora dos direitos do "cabeça de teia" nas telonas. Mas os fãs devem concordar que seria o nirvana ver Peter Parker e Logan junto com Hulk, Homem de Ferro, Capitão América e Thor batalhando pelo bem da humanidade. Enquanto isso, a nova franquia com Andrew Garfield (que também manifestou interesse em participar d'Os Vingadores), começa a ver seu retorno financeiro e já tem confirmada uma sequência. Aos fãs, resta pular de prédio em prédio e ver em qual teia irão parar.







































2 comentários:

  1. Achei que o filme possui 2 lados,um lado em que elogio a produção do filme em geral,principalmente a edição,foi bastante fiel à versão anterior(O Espetacular Homem-Aranha de1969 acho) com mudanças de câmera para primeira pessoa, o que aumentava o realismo.Já o outro lado,negativo por sinal,seria a falta de atenção a pequenos GRANDES erros,eu posso estar sendo detalhista demais,até meio chato,mas não podia deixar de notar nos momentos finais do filme que uma antena GIGANTE caiu de um prédio em direção uma rua cheio de carros e pessoas correndo....homem aranha sem sua teia,não pode ajudar e deixou tudo vir abaixo,ou seja,se formos analisar ele só piorou as coisas ...outra gafe foi ele ter tomado um tiro,ele desviou de varias balas cara..VARIAS! custava desviar dessa? ¬¬ Mas deixando essas criticas realistas de lado,uma coisa que me deixou meio "puts é mesmo" é que ele ficou mais tempo vestido de Spider-man sem a mascara do que com...não sei se era para o peter respirar ou sei lá...asuhasushauhas Por fim uma coisa decepcionante foi o Tio Ben,não por sua atuação,mas por elementos bobos que podiam ser mudados,por exemplo,segundos antes do mesmo morrer,ele se depara com um ladrão,e DO NADA SEM MOTIVO ALGUUUM tenta tirar a arma do meliante,ele nem foi roubado,nem agredido então foi por nada!!Me pergunto:"O que ele(Tio Ben) ia fazer se tivesse pego a arma do bandido?atirado?sairia correndo com a arma dele?" sasauhsauhsa AH! e não teve o "Com grandes poderes,vem grandes responsabilidades"(na verdade ele falou de outro jeito) :/" uhauahashuashasuash
    Enfim o filme é muito "teen" acho que ficaria legal se o filme tivesse uma visão mais sombria,como o Christopher Nolan fez na Trilogia Batman,se encaixaria bem para o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, também notei a antena gigante matando gente sem isso ser mostrado, mas não teve tanta relevância pra história ali, né? Sobre as balas, quando ele tomou, não tava esperando diferente da outra vez quando desviou, então acaba se justificando. Também fiquei intrigado de ele estar tanto sem máscara e sem muita preocupação com a "identidade secreta" dele. Mas achei o limite tolerável!
      A cena do tio Ben achei ótima. Ele tinha que agir, fez todo o sentido sim ele "atacar" pelo que ele tinha falado pouco antes pro Peter. Se ele não tivesse agido, não teria sentido.
      O filme parece teen por conta da cara de criança do Andrew e do sangue "economizado". Ainda assim, achei bom. Vamos esperar o próximo, com a mudança de diretor, deve vir um pouco diferente. Vamos aguardar...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...