Quer Pipoca?: Cabo do Medo: de Niro Apavorante em Terror de Scorcese

20 de junho de 2014

Cabo do Medo: de Niro Apavorante em Terror de Scorcese

(Cape Fear) EUA, 1991



Ex-detento persegue seu antigo advogado em busca de vingança pela sua prisão 14 anos antes. O jogo psicológico afetará toda a família de sua vítima.



Medooooo! Não tem pra ninguém quando se trata de Robert de Niro em Cabo do Medo. Remake do filme homônimo de 1962, esta história assombrosa consegue deixar qualquer um noiado por um bom tempo.

No filme, um ex-detento (de Niro) começa a ameaçar seu advogado (Nick Nolte) após 14 anos na prisão. História direta ao ponto: você me ferrou, eu sou um psicopata, você vai morrer. E olha, mais forte que distribuir facadas e tiros, Max Cady, personagem do de Niro, aterroriza aos poucos a família de seu advogado, de uma rápida aparição no portão de casa, a uma perseguição violenta dentro de casa, o personagem vai transtornando suas vítimas e mirando nas fraquezas e fragilidades da casa para, então, armar seu ato final de vingança. 

"I can out-learn you. I can out-read you. I can out-think you.
And I can out-philosophize you. And I'm gonna outlast you." Max Cady.

E que obra cheia de cenas memoráveis. Desde a saída de Max da prisão, cercada de relâmpagos e clima demoníaco, o filme lança mão de pequenos excessos para provocar o espectador e encher de bala na agulha para o final apavorante. Alguns momentos chegam a ser desesperadores. Prepare-se para nunca mais olhar um ursinho de pelúcia da mesma forma. Além disso, Juliette Lewis se destaca no papel da filha do advogado, Danielle, papel que a deu uma indicação ao Oscar de atriz coadjuvante aos 18 anos. Só a cena do encontro de Danielle com Max Cady no teatro da escola é um poço de tensão, com excelentes diálogos e a polêmica interação entre os dois personagens. Afinal, filme de terror não precisa ficar soltando estrondos nem sustos para travar a respiração da plateia. Outro destaque também fica para Jessica Lange, que imprime uma força impressionante à personagem Leigh, esposa do advogado. Elegante e completa em cena, Jessica transita da euforia ao pânico completo com desenvoltura e dá aula de atuação em um papel complexo, em que precisa lidar com o medo que a cerca, e o fascínio pelo personagem de Max, atraente até certo ponto, tanto pelo charme de de Niro, quanto pela diferença deste com seu marido, incapaz de fazer mal a uma mosca. Como uma mosca atraída por luz neon, Leigh trava seu próprio embate interior, afastando e se aproximando por Max. Afinal, seria ele tudo que a pacata esposa e mãe deseja: um bad boy que traga um pouco de aventura à sua vida?

O assassino, estuprador, maníaco, sociopata e derivados, Max Cady, em alguns momentos lembra até mesmo outro famoso vilão dos cinemas: Hannibal. Pobre Graciela, e sua partida chocante, mas absolutamente genial numa daquelas cenas que você não sabe se grita, xinga ou, bem, vomita. Para os cinéfilos, algumas pérolas também ficam guardadas. Na versão de Scorsese, os atores Gregory Peck e Robert Mitchum, respectivamente o advogado e o assassino no original de 1962, fazem participações especiais, deixando a experiência ainda mais divertida de se ver.

Em tempos de baixa de filme do gênero nos cinemas, é sempre bom olhar para trás e ter opções maravilhosas como essas para rever e passar perrengue junto com a família sofredora.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...