Quer Pipoca?: Jurassic Park - Feminismo no Cinema.

7 de maio de 2014

Jurassic Park - Feminismo no Cinema.

(Jurassic Park) Estados Unidos, 1993
«

Antes de Elsa (Frozen), Daenerys Targaryen (Game of Thrones) ou Lara Croft (Tomb Raider), um dos filmes de maior sucesso da história já trazia um contexto girl power em sua raíz que consegue surpreender até hoje. Você pode até não ter notado, mas o filme segue até hoje como uma das obras mais feministas da história do cinema.

No último ano tive a oportunidade de rever o primeiro Jurassic Park durante seu relançamento em 3D para IMAX. Fui com um amigo na sessão e, logo ao acabar o filme, me questionou sobre os símbolos feministas distribuídos ao longo de todo Jurassic Park. E comecei a pensar sobre tudo que cerca aquele universo e de como esta é, sim, uma obra com contexto feminista tão forte quanto o impacto de seus efeitos especiais, na época e até hoje.

Caso você não lembre o direcionamento em prol das mulheres começa desde o conceito de controle de natalidade dos dinossauros da Ilha. Basta pensar no que o biólogo que explica aos paleontólogos Alan Grant (Sam Neill) e Ellie Sattler (Laura Dern) sobre a criação dos bichos, afirmando que o ambiente inteiro da ilha é formado por dinossauros fêmeas. Então, logo na sequência, temos a inesquecível frase que marcará o restante do filme, dominado pelas mulheres, e só elas: 

"Deus cria os dinossauros, Deus destrói os dinossauros, Deus cria o homem, o homem destrói Deus, o homem cria os dinossauros." "Os dinossauros comem o homem, e a mulher herda a Terra", Dra Satler completando à afirmação do Dr Malcolm.

Basta agora fazer as contas. Quem são os primeiros a se machucar e sair de cena? O advogado e o matemático. Quem pega em armas, literalmente, quando todo o inferno se instala? Dra Sattler. O destino do caçador que cuidava das fêmeas de Velociraptor? Morto por uma delas logo após reverenciar a inteligência do bicho dizendo: "Garota esperta.". Um hacker infiltrado no Parque desliga todas as portas e cercas elétricas da ilha, e as melhores cabeças da equipe não conseguem decifrar o código que pode restabelecer a segurança do Parque. Todos homens. Quem, enfim, consegue salvar o dia religando trancas, telefones, cercas e demais dispositivos de segurança da ilha, uma menina. Sozinha. Logo depois de nocautear um Velociraptor com o truque do espelho na cozinha.

Em uma das cenas, o velho John Hammond (Richard Attenborough) chega a questionar a Dra Sattler sobre seu suposto papel de protege-la e se arriscar na mata. Ela não entra na discussão, só engatilha uma escopeta e convida para um bate-papo sobre sexismo mais tarde. Braddock, desculpe, você não sabe nada sobre sair pra guerra e saber que vai voltar já já. A mesma heroína interrompe Ian Malcolm (Jeff Goldblum) após ele sugerir que há imperfeições na mão da Dra, ao tentar explicar a teoria do caos pelo caminho da gota d'água.

Como poucas obras conseguiram, o filme consegue criar empatia com todos os seus personagens, que são pessoas reais (crianças são crianças, e agem como tal, por exemplo, cansadas, famintas, cheias de vivacidade, aterrorizadas e engraçadas), consegue incluir a entrelinha feminista que permeia toda a obra, passando ao largo de reiterar velhos preceitos heróicos de filmes de aventura. Aqui, não há resgate da mulher indefesa, ao contrário, ela é a força que movimenta a solução da crise inimaginável a quaquer pessoa, e que ninguém foi talhado a lidar. 

Na cena que talvez melhor explique o nível acima do raciocínio feminino deste filme, Dra Sattler, de novo ela, interrompe a viagem de Hammond dizendo o quão fora do controle ele sempre esteve: "Essa é a sua ilusão", para depois provar de novo do sorvete antes que tudo derreta. Ternura nunca perdida. E séculos de sabedoria resumidos em um segundo.

A ver, a produtora do filme Kathleen Kennedy, não por acaso, hoje é uma das mais poderosas de Hollywood, produzindo filmes como Sexto Sentido, os outros dois Jurassic Parks, Lincoln, tornou-se presidente da Lucasfilm, e hoje é produtora do novo Star Wars - Episode VII. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...