Quer Pipoca?: Yves Saint Laurent - Biografia Fascina Com Elenco Impecável

8 de maio de 2014

Yves Saint Laurent - Biografia Fascina Com Elenco Impecável

(Yves Saint Laurent) França, 2014


Biografia do gênio criativo Yves Saint Laurent, marcando o início de sua carreira, o desafio do lançamento da própria marca ao lado do parceiro de negócios e amante Pierre Bergé, até o reconhecimento mundial. 



O universo da moda definitivamente é uma ótima fonte de interessantes histórias para o cinema. 'Coco Antes de Chanel' (2009), 'Prêt-à-Porter' (1994), 'O Diabo Veste Prada' (2006) e documentários como 'The September Issue' (2009) e 'Valentino: The Last Emperor' (2008) retratam detalhes desta indústria, desde seus designers mais famosos até os veículos que os promovem e todo o Mise-en-scène por trás de um lançamento de coleção.

'Yves Saint Laurent' soma-se a este fascinante conjunto de filmes, elevando ainda mais o patamar das biografias já lançadas, ao juntar um roteiro bem amarrado, excelente fotografia (talvez um dos pontos mais fortes do filme) e um elenco impressionante. O filme mostra o protagonista, vivido por Pierre Niney, incrivelmente parecido com o estilista, transitando entre o início da carreira aos 25 anos, quando Yves Saint Laurent se torna diretor criativo da grife Dior, até seus anos de explosão criativa, tornando-se um marco da moda mundial. Yves Saint Laurent, inclusive, foi um dos primeiros estilistas a ter uma exposição solo no Metropolitan de NY. 

O contato com a indústria, do qual tinha dificuldades em lidar, preferindo isolar-se totalmente em seu processo criativo, também o aproximou de outros talentos como Karl Lagerfeld (Nikolai Kinski) e seu amante, e principal parceiro de negócios, Pierre Bergé (Guillaume Gallienne). É mostrando o jovem brilhante, que se tornaria um dos mais importantes estilistas do mundo, que o filme nos aproxima de um artista inseguro, maníaco depressivo e dono de uma força criativa incontrolável. Algumas das cenas mais interessantes são justamente quando o processo de desenvolvimento da obra do estilista é mostrado, ainda que rapidamente, em fluxos ininterruptos de rabiscos e croquis que iam dando forma às coleções mais marcantes de sua carreira, e que provavelmente você, querido pipoqueiro, deve ter tido contato em algum momento.

Sua rebeldia também se mostrava em seu relacionamento com Pierre, que ao longo dos anos assumiu o papel de âncora do jovem Yves, em seus momentos mais pesados do contato com drogas e traições constantes.

O filme pode não funcionar para todos os públicos, acredito que o ritmo possa incomodar algumas vezes, ficando apenas uma ressalva ao clímax do filme, que consegue, sabe-se lá como, ser emocionante e piegas. Música grandiosa com o estilista coberto em aplausos e holofotes, nada de novo aqui. Mas é impossível não se fascinar com um artista eternizado em sua obra, inovador e literalmente incapaz de viver sem produzir peças capazes de definir, não somente o que é a alta costura, mas também o significado de Estilo. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...